terça-feira, 13 de novembro de 2012

A importância de manter um cadastro de clientes eficiente

Muitas vezes, esse é um item deixado de lado, mas não deveria. O cadastro de clientes é uma peça fundamental para melhorar as vendas de sua empresa.

Cadastre todos os clientes
“Por que devo manter um cadastro de clientes?” – Você me pergunta. Tem empresa que registra uma centena de informações do cliente, mas usa para nada.
Era melhor não ter formulário!
A verdade é que muitas vezes, esses cadastros são usados de forma errada (quando são usados)!
Vou mostrar os principais motivos para manter um cadastro de clientes eficiente. Mas vamos começar pelo modelo do formulário, o item mais banal, mas que interfere totalmente no processo de relacionamento.

Comece pelos dados principais

Se você está começando a cadastrar seus clientes, esqueça aqueles formulários gigantes! Comece com os dados principais do cliente:
  • nome
  • telefone
  • email
  • data de aniversário
  • endereço
Muitas vezes, você nem precisa do endereço. Basta o email ou telefone dele para mantê-lo informado das novidades de sua empresa.
Formulários gigantes acabam dificultando o preenchimento e podem deixar o cliente sem paciência (se ele for preencher).
Dica: não peça informações que não sejam essenciais para manter um contato inicial.

Avise os clientes das novidades

Com essas informações em mãos, você consegue mantê-los informados sobre as novidades de sua empresa, colher feedbacks sobre os produtos / serviços e saber quais são seus melhores clientes.
Tem cliente que compra todo mês, em pequenas quantidades, mas sempre. Tem também aqueles que compram uma vez no ano, mas quando isso acontece, o valor da compra é bem alto. Vale a pena dar atenção à ambos!
Pense em enviar emails informativos de tempos em tempos (as chamadas newsletters, mailing, ou email marketing), telefonar em datas importantes, mandar cartas de fim de ano, enfim, todos esses meios de comunicação são válidos.
Parece algo pequeno, mas ao mostrá-los que você lembrou deles no Natal, no aniversário e em outras datas, você pode criar um vínculo de relacionamento mais próximo. E tenha certeza de que ele vai lembrar de sua empresa da próxima vez que for comprar algo.

Ofereça produtos complementares

Sua empresa oferece produtos de informática e da outra vez, o cliente adquiriu um série de notebooks para o escritório dele? Ok, será que dessa vez ele não poderia se interessar em novas impressoras?
Agora você já tem os dados para contato e pode enviar o email / telefonar informando sobre as novas impressoras econômicas que acabaram de chegar.
Ou se sua empresa trabalha com serviços, organiza eventos e treinamentos corporativos e seu cliente participou de um treinamento sobre liderança, vendas, enfim…
Agora, você irá ministrar um outro treinamento que fala sobre o mesmo tema. Será que ele não tem interesse em participar também? Essa é a chance de entrar em contato.

Mantenha uma agenda de contatos

O cliente adquiriu os produtos ou serviços de sua empresa para resolver um problema, uma necessidade específica dele. Se ele fez isso, você foi o fornecedor mais qualificado para resolver essas questões que ele precisava.
Então porque não manter o contato?
Cliente gosta de relacionamento! Aliás, ele te dá a oportunidade de se relacionar com ele, quando te passa os dados para contato.
Com essa oportunidade em mãos, mantenha o relacionamento. Ligue perguntando se o treinamento foi interessante, se o produto que ele adquiriu serviu para as necessidades, se o serviço que você ofereceu foi satisfatório…
Faça isso com frequência. Tenha uma agenda para marcar as melhores datas para entrar em contato.
Mas pense em resolver os problemas que ele enfrenta! Deixe de lado todo discurso sobre como seu produto é bom / inovador / tem ótimo custo x benefício / etc… O foco é solucionar as questões do cliente!
São ações simples que trazem um grande diferencial à sua empresa. Relacionamento com clientes é o diferencial que as pequenas têm em relação às grandes!

Fonte: O Agendador
Autor: Gu Paulillo


O que é o Cadastro de Clientes Online? O Cadastro de Clientes Online é uma ferramenta muito interessante para pequenas empresas e profissionais liberais, que desejam ter o controle de seus clientes de qualquer lugar. Sem custos, basta se cadastrar e entrar com os dados que deseja controlar. Sistema web de acesso fácil com o browser de qualquer Smartphone, Tablet ou PC. Comece a usar agora mesmo! http://www.cadastrodeclientesonline.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário